Curso de Primeiros Socorros

Conexão realiza curso de primeiros socorros

Equipe participou de treinamento sobre procedimentos de acordo com a Lei Lucas

Atualizado em 13/12/2021, às 13:29

Com o intuito de agregar mais segurança aos pacientes, a Conexão Intervenção Comportamental em ABA realizou, no último sábado (11), um curso voltado ao treinamento de primeiros socorros para crianças e adultos. O exercício foi ministrado por um especialista em atendimentos de emergências do SAMU e por uma bombeira e foi baseado na Lei Lucas (13.722/18), que obriga clínicas e instituições de ensino, básico e infantil, a se prepararem para atendimentos de rápida emergência até a chegada da assistência médica especializada.

A regra foi sancionada em 04/10/2018 após o acidente envolvendo Lucas Begalli, de 10 anos, na cidade de Campinas/SP. Ele perdeu a vida depois de se asfixiar com um pedaço de salsicha de um cachorro quente durante um passeio escolar. A partir daí, Alessandra Begalli, mãe de Lucas, buscou meios de alertar a sociedade sobre a importância de capacitar profissionais aos cuidados preventivos e de primeiros socorros, a luta dela chegou até a Câmara federal que sancionou a lei.

“A importância do curso é para poder dar as profissionais a habilidade para saber como agir nessas horas”, conta Monalisa Costa, supervisora da Conexão. No curso foram ensinadas as técnicas conhecidas como “manobra de Heimlich” e a “tapotagem” usadas contra engasgo. Além disso, métodos contra desmaios e ataques epiléticos e convulsões também foram aprendidos.

“Gostei bastante do curso, a parte teórica foi clara e objetiva, e as demonstrações práticas ajudaram a fixar o conteúdo, dando mais segurança para o uso nas situações de necessidade”, completou a psicóloga Itaciana Silva.